PDL - Puta da Loucura
Registar-me no PDL - Puta da Loucura
Lembrar
Viver nos Açores
Artigo escrito por bfms a 11 Outubro, 2009 em Opinião

Montanha do Pico, na ilha do Pico - Açores

Montanha do Pico, na ilha do Pico - Açores

Há 18 anos que vivo nos Açores, mais propriamente na ilha de São Miguel, na cidade de Ponta Delgada.

Viver nos Açores tem muita vantagem que não encontramos em outros países ou até mesmo em Portugal Continental, daí a grande afluência de Turismo nas 9 ilhas deste arquipélago.

Este post é interessante, clica abaixo no continuar a ler e responde às minhas questões :D

É sabido que muita gente goza e fala mal de nós, pensando que a evolução não passou ou passa por cá, mas estão muito enganados. Viver nos Açores é viver na Natureza!
Eu, como açoreano, tenho um dia a dia muito bonito, sempre rodeado de paisagem verde. Viver cá é muito bom, acho que temos uma liberdade de deslocação muito mais fácil do que em Portugal Continental (não estou a falar na Madeira neste post pois conheço pouco da Madeira, apenas estive lá uma vez). Estou em Ponta Delgada e em apenas 20 minutos consigo estar a apreciar a paisagem da Lagoa das Sete Cidades, daí vem a tal vantagem da deslocação.

As pessoas cá vivem bem, nas suas casas e freguesias… explorando a agricultura ou então investindo para o desenvolvimento da ilha, com projectos e empreendimentos de alto valor e qualidade. Como em todo o lugar existem os idosos, pessoas ainda com algumas tradições típicas da sua zona e achando as inovações algo de estranho e desconhecido… mas aí entra a compreensão de todos, o passado é muito diferente do futuro lol

Quem nunca veio aos Açores não sabe o que perde… eu até sei, perde as lindas paisagens, a natureza no seu pleno bem estar, o tomar banho em água quente sem que esta tenha de ser aquecida pelo esquentador, entre outras.

Este blog, tendo como founders, dois açoreanos irá ter apartir de hoje mais algumas informações e posts sobre os Açores e as suas ilhas de forma a promover esta beleza natural.

Já vieste aos Açores? O que conheces dos Açores? Estás a pensar vir cá? E porque não sair da tua localidade e abraçar os Açores para viver? Achas que a adaptação iria ser difícil?
Tudo questões que gostaria que vocês respondessem sinceramente (não digo que não o façam nos outros posts, mas para não parecer mal podem dizer que ah e tal eu gostaria imenso e na realidade estão a “cagar” para isto) :D

OUTROS ARTIGOS GOSTOSOS PARA LERES E COMENTARES

Comentários - Dá a tua opinião!
  • 28 Julho, 2008 às 21:13

    Sim ja fui aos açores.. Fui a ponta delgada :D O fantástica é a lagoa das 7 cidades e um bocado arrepiante é aquele hotel abandonado :S
    Mas é lindo!

    ResponderResponder
  • skilz0ne
    28 Julho, 2008 às 23:08

    Não me importava de ser açoreano, pena a pronuncia para mim incompreensivel de alguns :S
    Posta ai fotos das paisagens para nos deixar de boca aberta e bem molhada :P

    ResponderResponder
  • 28 Julho, 2008 às 23:09

    Nunca fui aos açores mas estou a pensar ir em breve.

    Último post de Luis Amado: Website Em Manutenção

    ResponderResponder
  • 28 Julho, 2008 às 23:25

    Apocalypse
    O Hotel é fixolas lol

    skilz0ne
    lol A pronuncia depende de cada ilha, zona e inclusivé de pessoa para pessoa.
    Brevemente crio um post com isso :D

    Luis Amado
    Anda cá e paga 2 cervejas ao people!

    ResponderResponder
  • 29 Julho, 2008 às 8:15

    Adorei que tenhas seguido as minhas sugestoes e adorei o post.. sim senhora… agora sim… eu vivi nos açores 5 anos…. e posso se quiseres deixar algo sobre a minha experiencia… suoer beijos

    Último post de Lisoca: A Felicidade!!!

    ResponderResponder
  • Maria
    29 Julho, 2008 às 11:55

    Dos Açores só conheço S. Miguel, com pena minha…
    Cheguei a vir cá de férias pois é dos meus destinos preferidos, e agora estou a viver cá há quase 8 meses por motivos de trabalho. Quando vim a ideia era ser temporário, mas agora pretendo ficar. Além de S. Miguel ser lindissimo,permite-nos aproveitar muito mais os dias. Aqui sinto que o meu dia tem mais que 24 horas. Sensacional, para quem vem com hábitos tão diferentes.

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderResponder
  • 29 Julho, 2008 às 16:02

    Lisoca
    Obrigado eeheh Escreve um post como foi para ti viver nos Açores e meto-o cá :)

    Maria
    Muito bem, ainda bem que gostas disto. Já agora o que fazes e em que zona moras?
    Obrigado.

    ResponderResponder
  • Maria
    29 Julho, 2008 às 17:35

    Sou Psicóloga, já morei em PDL, mas actualmente estou na Lagoa. Este é outro problema desta ilha…decidir onde morar com tantos paisagens e locais fantásticos!

    ResponderResponder
  • Iris
    28 Agosto, 2008 às 13:11

    Olá, eu moro no Algarve. Nunca fui aos Açores, mas gostava muito, é um sitio lindissimo, pelo que eu tenho visto na net…alías, estou a pensar sair de Portugal e ir viver para os Açores, S. Miguel…

    ResponderResponder
  • 28 Agosto, 2008 às 15:30

    Olá Iris,

    Fazes muito bem, vais gostar disto aqui.
    Se depois precisares de informações/ajuda… estás à vontade.

    ResponderResponder
  • jgaspar
    29 Setembro, 2008 às 21:15

    boa noite gostei do que li aqui gostaria saber mais sobre os acores pois tenho projetos mas gostaria se saber mais sobre acores

    ResponderResponder
  • jgaspar
    29 Setembro, 2008 às 21:17

    boa noite gostei do que li aqui gostaria saber mais sobre os acores pois tenho projetos mas gostaria se saber mais sobre acores preciso de informacao correta e detalhada em relacao a escolas e hospital casas para comprar aLgo que me ajude a tomar uma decisao mail jgaspar@tele2.ch

    ResponderResponder
  • 29 Setembro, 2008 às 22:26

    jgaspar, a primeira decisão é de que ilha queres a informação?

    ResponderResponder
  • jgaspar
    2 Outubro, 2008 às 21:29

    a ilha de sao miguel por exemplo´´´´´´

    ResponderResponder
  • Isa
    11 Janeiro, 2009 às 22:04

    estive esta semana nos açores (sou de portugal continental), nao pela primeira vez pois costumo ir lá jogar(basket) 1a vez por ano. Desta vez com um pouco mais de tempo resolvemos passear um pouco e apreciar as bonitas paisagens que por ai existem. Gostei muito e acho mesmo lindo, se tivesse de morar em outro sitio seria certamente numa ilha dai. Estivemos em s. miguel, mais precisamente em ponta delgada e a caminho da lagoa das sete cidades passamos por uma espécie de hotel ou grande construcção q o dava a entender que seria bastante degradado o qual resolvemos visitar xD um pouco assustador e em bastante mau estado. gostava de saber a historia e o porque de aquilo estar assim. Ficamos curiosas como um empreendimento tao grande ficou assim tao cheio de musgo e em más condições.

    ResponderResponder
  • EllaMM
    4 Fevereiro, 2009 às 23:27

    os açores sao o ultimo paraiso a face da terra….amo isso!!!!!!!! as paisagens, as pessoas, o sotaque……..vou sempre que posso…….e qq dia mudo-me definitivamente………..

    ResponderResponder
  • 4 Fevereiro, 2009 às 23:30

    EllaMM
    É bom ler esses comentários, olha que muita gente não se mudava por nada deste Mundo para uma Ilha :P

    ResponderResponder
  • Pedro Rodrigues
    6 Abril, 2009 às 22:49

    Fui aos Açores (Faial) 2 vezes em 2008 pois a minha namorada trabalhava lá. Visitei a ilha do Pico, a qual adorei, e também S.Jorge. Gostei muito do tempo que pensei por aí e invejo-os bastante pela qualidade de vida que possuem. A minha namorada voltou para cá, mas não para de me dizer o quanto adorava ir viver para o Faial, realmente aquelas paisagens e aquelas pessoas ficaram marcados no seu coração. Por vezes tenho vontade de largar tudo e ir viver para lá, mas tenho medo de não me adaptar a longo prazo e pior, de ter dificuldade em arranjar trabalho…

    ResponderResponder
  • Solimar Lopes
    29 Maio, 2009 às 12:34

    Opa, saudações pessoas!
    Vivo numa ilha ao sul do Brasil, ilha de Santa Catarina porém não sou nativo daqui, sou do extremo sul do Brasil onde os costumes, por estarmos próximos a fronteira castelhana, são outros.
    Os nativos daqui são carinhozamente apelidados de manézinhos da ilha e sempre observo com certa curiosidade os costumes desse povo que, a algumas gerações atras, vieram dos açores.
    Tradições como a festa do divino, canções passadas de geração a geração, um festival parecido com tourada o qual denominam farra do boi fazem parte do dia a dia daqui. Os açorianos de cá são extremamente receptivos e nitidamente nota-se a afinidade com o mar. O tempo passa de forma distinta para eles, apreciam a natureza e são facilmente reconhecidos pela forma diferente de falar (as vezes é necessário certo treinamento para entender uma expressão, também o sotaque é o mesmo que o português de Portugal).
    São pessoas que estão de bem com a vida e que acima de tudo preservam suas tradições.

    ResponderResponder
  • Andreia
    29 Maio, 2009 às 22:01

    Olá, eu estive de férias na Ilha Terceira em 2005 e adorei, senti-me acarinhada e senti k podia lá viver.
    Este ano estou a pensar ir a S. Miguel e ando a pensar se não seria uma boa aventura ir viver plo menos 1 ano para esta ilha, mas o meu maior receio é n me adaptar. Tenho a familia no Continente, inclusive um irmão pequeno e tenho medo desta distância.

    ResponderResponder
  • 30 Maio, 2009 às 14:12

    @SolimarLopes
    Não fazia ideia que as tradições açorianas fossem tão enraizadas aí no Brasil! Acho simplesmente fantástico.
    @Andreia
    É assim, eu também, mais o Bfms (o outro administrador do PDL), tivemos que vir estudar para o continente. É claro que é difícil estar tanto tempo longe da família, mas acabamos por nos adaptar.
    Além do mais como vais para São Miguel (a minha ilha), tenho quase a certeza que vais adorar :)

    O meu último post: Mas afinal quem é o bfms?

    ResponderResponder
  • Andreia
    1 Junho, 2009 às 20:51

    Olá, sempre fui menina do Continente lol…
    e sempre c mt medo de arriscar. e sempre c mt people a dizer q só vou ver água e q 4 dias dps já estarei farta, pois n há nada pa fazer. A mim sempre me disseram: Açores, ou se ama ou se odeia. Felizmente para mim, eu fui e continuo a ser dakelas q se apaixonaram plos Açores. Tenho mta vontade de conhecer todas as ilhas. Por isso peço-te: o k se pode há pa fazer em S. Miguel? E qual a melhor zona pa arranjar casa??

    ResponderResponder
  • JXA
    11 Junho, 2009 às 1:02

    Olá. passei por aki e achei interessante a conversa, por isso resolvi deixar a minha opinião.
    sou natural da ilha do pico, vivi la desde k nasci e aos 18 acabei por vir para lisboa estudar, adoro lisboa, mas fiko impressionado com as pessoas por vezes, grande parte da população açoriana entre os 18 e os 25 esta a estudar ou a trabalhar por fora..abrem a mente, vêm coisas novas, saem da asa dos pais, o k os torna muito mais avançados que os proprios continentais, é nesses jovens k os açores têm futuro garantido…e as vezes existem poucos apoios. n tenho nada contra sao miguel mas cada vez mais oiço as pessoas daki a dizer k estragaram sao miguel, sao miguel quiz evoluir, mas evolui para o estilo continental, predios k ferem a vista sem ninguem a habitalos, centros comerciais a acabar com tradicional, devia-se investir de maneira a ser auto sustentavel, assim os açores ficariam reconhecidos em todo o mundo e ficavam com uma evoluçao invejavel

    ResponderResponder
  • 11 Junho, 2009 às 1:47

    @Andreia
    Ora bem… Em São miguel podes fazer muita coisa mesmo.
    Se gostas de natureza vais para as lagoas, podes fazer trilhos pedestres, podes ir para as zonas termais relaxar, podes ir para as diversas praias que existem. Deporto é o que não falta. Há já quem faça BTT, downhill, bodyboard, surf, existem pistas para atletismo, ginasios, enfim o que quiseres. Centros comerciais já existem os essenciais, o sol-mar, o parque atlantico, vai abrir um casino em breve e mais um centro comercial ao lado com imensas acitivdades como bowling por exemplo. Se gostas de sair à noite tens as portas do mar, com imensos pubs e bares, discotecas e música ao vivo. Na própria cidade também tens. Se tiveres carta melhor ainda, podes ir para onde te apetecer, fazer churrascos com os amigos que fizeres, ir a festivais de musica que costumam haver, ir fazer um cozido das furnas, pic nic em zonas espectaculares.

    Para arranjares casa, era mesmo bom se arranjasses perto da cidade, ou mesmo na cidade (ponta delgada).

    SE quiseres mais ajuda adiciona-me joao_acoreano@hotmail.com, e posso ajudar no que quiseres :)

    ResponderResponder
  • 11 Junho, 2009 às 1:50

    @JXA

    É assim, sou de São Miguel e sim, a cidade não está como dantes e não preservou grande património, mas por outro lado estao a aproveitar locais que foram levado ao abandono e que estavam desintegrados. Desde que eles nao destruam a paisagem por mim está tudo bem.
    Se formos a outras localidades de sao miguel, podes crer que ainda têm preservado muita coisa.

    ResponderResponder
  • Andreia
    11 Junho, 2009 às 20:19

    Yanni

    Obrigado pelo apoio. Estou mesmo a ponderar seriamente entrar na aventura de ir passar um ano a S. Miguel. Ainda keria tentar ir este ano dar uma volta lá pa ver se me adapto, mas é uma hipótese que começo a formular. Já agora, se souberes, qual o preço médio de arrendamento de uma casa em Ponta Delgada?

    ResponderResponder
  • 11 Junho, 2009 às 23:50

    Penso que rondam entre os 300 e 600 euros…
    Agora tambem estão a contruir mais edificios com apartamentos, mas esses não sei quanto vão custar.

    ResponderResponder
  • Andreia
    13 Junho, 2009 às 20:45

    Da última vez que escrevi esqueci-me de uma pergunta que, para mim, é a mais importante. Há alguma equipa de vólei c veteranas? É que, aqui no Continente, jogo no campeonato do Inatel, e todas nós somos antigas jogadoras federadas, mas agora já veteranas. O meu “love” pelo vólei é tão grande que não sei se posso abdicar dele. :?

    ResponderResponder
  • 13 Junho, 2009 às 21:43

    Não te quero mentir @Andreia mas diria que sim, há!
    Eu não tenho conhecimento actualmente como está o Desporto em São Miguel.

    Qualquer dúvida dispõe. No Verão vou estar por São Miguel posso dar algumas indicações

    ResponderResponder
  • 13 Junho, 2009 às 21:50

    Eu sei que existem campeonatos. Mas com os contactos certos sabes logo se há para veteranas ou não. Eu e o Bfms somos de São Miguel, se precisares de alguma coisa no Verão dispõe

    ResponderResponder
  • inês
    30 Junho, 2009 às 11:04

    olé olá
    nunca tive nos açores mas tou a pensar seriamente por ponta delgada como primeira opção pa faculdade. sou do funchal, por isso ver mar por todo o lado faz-me é sentir em casa, mas ultimamente tenho ouvido historias de pessoal que foi prai pa fac e a meio do curso..não consigo é perceber porquê. Alguem tem ideias? são miguel é assim tao diferente da madeira? E se for, melhor, a intençao é mesmo conhecer coisas novas, digo eu. Comem madeirenses ás colheres ao pequeno almoço? Elucidem-me! :P

    ResponderResponder
  • 30 Junho, 2009 às 20:06

    Inês,
    Desde já bem-vinda ao PDL :)

    É assim, eu acho que não tens que te preocupar em nada, mas mesmo nada, acerca de vires para São Miguel estudar. Como já deves ter reparado nos comentários acima é um óptimo sítio para se viver, as pessoas são muito acolhedoras e talvez sim, seja um bocado diferente da Madeira. Não digo isto por ser de São Miguel, apenas porque é verdade, eu não minto lol. Mas nunca podemos ir para um sítio com cultura e história completamente diferentes e esperar que seja “igual”, o engraçado é partir na aventura e partilhar experiências e saberes nunca antes pensados (digo eu).

    Agora, se quiseres ajuda para saber onde ficar e como são as coisas por lá tens várias opções:

    -Podes perguntar tudo o que quiseres aqui.
    - Este Verão vou passar as férias a casa, caso esteja nos teus planos ir mais cedo para lá, ou se fores passar férias também avisas e ajudo-te no que puder.
    - Tens o meu mail algures nos comentários se quiseres contactar.

    Ficaste ilucidada? :mrgreen:

    ResponderResponder
  • inês
    2 Julho, 2009 às 8:30

    Yanni, reforçaste a minha teoria de que os que foram prai e desistiram não sabem é viver sem ser debaixo da asa da maezinha…lol.Parece-me tudo muito bem, com diferenças e semelhanças à mistura. Agora só falta mesmo..entrar na univ. Pormenores! Quando houver certezas volto a apitar, pq na net ha mt informaçao pa turista mas nao se compara ás dicas dos locais não é? Thanks thanks :-)

    ResponderResponder
  • 2 Julho, 2009 às 12:00

    é sempre preciso saber viver sem ser debaixo da asa da maezinha, seja nos açores ou em qualquer lado. Eu cá me safo no porto, mas sei de muito boa gente (açorianos no caso), que vieram pro continente e passado 1 ano ou nem tanto voltaram pra casa, independentemente das razões.

    É preciso é ter um bom impacto inicial, arranjar um bom grupo de amigos que nos apoie e faça companhia, e aprender a gostar do local.

    Outra coisa importante para os estudantes é sempre conseguir algumas boas notas, quando não se consegue e se desmotiva, é também meio caminho andado para desistir da aventura a meio. Mas há quem resista e fazem muito bem :-)

    Estes são apenas algumas das cenas que podem ajudar, caso contrario forma-se uma grande bola de neve e voilá, o caminho é a casinha dos papás!

    ResponderResponder
  • 2 Julho, 2009 às 20:10

    Exactamente Inês, nem compares a informação para turistas com as dos locais ahaha. Apita quando quiseres.

    O meu último post: Blasted Mechanism – Start to Move (Paranormal Attack Remix)

    ResponderResponder
  • inês
    3 Julho, 2009 às 8:14

    É como dizes Frias, até porque as saudades de casa pesam sempre, se n houver pessoal porreiro á volta e as notas forem uma merda só apetece realmente voltar pa terrinha… Mas tando no porto dificilmente isso acontece.lol.tive la a fazer o secundario e dava o dedo mindinho pa entrar na faculdade la. Mas c o meu q.i. pequenito nao vai dar. E o quê que isso interessa? Acabei de descobrir que os kings of convenience tiveram em São Miguel!Isso sim é uma ilha, qual madeira qual quê ;P

    ResponderResponder
  • Andreia
    8 Julho, 2009 às 19:53

    Ixo da faculdade é complicado, mas para kem pede transferência do local de trabalho tb n é fáxil, pk dps tem de ficar à espera plo menos um par de anos até conseguir nova colocação. Tem de se ter mt certeza do k se ker (falo por mim), até pk no meu caso é bem mais acessível e barato uma viagem Lisboa-Porto do k S. Miguel-Porto. Já agora, a Madeira já tem o low cost, kd é k exe “gajo” vem pós Açores? :D

    ResponderResponder
  • MPSF
    8 Julho, 2009 às 21:18

    Açores = Férias :D eu sou dos açores mas não troco portugal continental pelas ilhas… muito bom la estar de férias, nada mais… se o governo não investisse apenas em sao miguel se calhar ja dava para viver melhor… mas não fazem uma bruta marina ou la o que as portas do mar são e para as outras ilhas nada…

    Mas pronto… não concordo muito que só nos adaptamos se tivermos um grupo de amigos fixe e tal… eu vim para ca e só conhecia duas pessoas e volto para os açores de ferias, ao fim de dois anos, só com esses dois amigos… por isso… tinha mais gente amiga, mas gente que só vi uma vez e depois cagaram e la por isso não me fizeram voltar para os Açores.

    Quanto às saudades, é verdade, essencialmente à família… isso custou-me uma beca mas de resto… tass bem xD Até choro so de pensar que vou um mÊs e tal para os Açores.. dava tudo para não ir… mas mãe manda, filha faz :/

    ResponderResponder
  • Andreia
    8 Julho, 2009 às 22:21

    Então MPFS, o k me aconselhas? Axas k n me vou adaptar?

    ResponderResponder
  • Andreia
    8 Julho, 2009 às 22:25

    Eskeci-me de dizer k a ilha pa onde tou a pensar ir é S. Miguel…

    ResponderResponder
  • MPSF
    8 Julho, 2009 às 23:17

    Pois… sao miguel… tudo vai para sao miguel… opah é muito fx qualquer ilha, sao miguel é a mais desenvolvida é verdade… mas, he há sempre um mas, assim que te apetecer mudares de ares nao podes… so apanhando aviao lOL é um grande contra dos açores…

    ResponderResponder
  • 9 Julho, 2009 às 0:33

    Lá porque uns não se adaptam não quer dizer que outros não se adaptem também.

    Mas pronto, acho que já há imensas coisas com que te podes guiar Andreia, agora é contigo decidir. Aliás, ninguém te pode dizer se te vais adaptar ou não, tens é que vir ver com os teus próprios olhos e tira as tuas conclusões.

    O meu último post: Telemóveis com carregador universal?

    ResponderResponder
  • 9 Julho, 2009 às 0:34

    ah, e quanto ao low cost… quando as companhias low cost forem para as ilhas está tudo perdido. Nunca mais vai ser a mesma coisa.

    O meu último post: Telemóveis com carregador universal?

    ResponderResponder
  • MPSF
    9 Julho, 2009 às 0:51

    Low cost nos açores é que era… assim promovia mais os açores ou smg né?! mas acho bem o ow cost e sim se te vais adaptar tu la sabes vai de pessoa pa pessoa é cm eu disse vim pa ca com dois amigos vou com dois amigos e la por isso nao desisti do curso! ja acabei e vou tirar outro agora lololl

    ResponderResponder
  • 9 Julho, 2009 às 17:13

    Low cost nos açores é que era? Queres que o turismo de massas chegue também aos açores? Eu cá não quero… Meio caminho andado para destruir tudo o que de tão único têm.

    O meu último post: Antes todas as publicidades fossem assim.

    ResponderResponder
  • Andreia
    9 Julho, 2009 às 20:45

    Eu então só axo k os residentes deviam pagar menos plas viagens. 180€ ainda é mt dinheiro.

    ResponderResponder
  • MPSF
    9 Julho, 2009 às 21:35

    lololol Andreia nao sao so 180 euros lolol pelo menos para mim nao é e tnh desconto de estudante :/

    ResponderResponder
  • 10 Julho, 2009 às 16:56

    “Low cost nos açores é que era? Queres que o turismo de massas chegue também aos açores? Eu cá não quero… Meio caminho andado para destruir tudo o que de tão único têm.”

    uso as palavras do Yanni. Viagens baratas pra nós açorianos e para os outros portugueses, afinal de contas é território nacional.

    Quanto aos estrangeiros, que paguem o normal se quiserem! (e podem!!)

    ResponderResponder
  • 10 Julho, 2009 às 17:20

    Exacto, o que deviam fazer era diminuir preço para território nacional e residentes, e para outros países normal. É uma medida um bocado nacionalista, mas ao mesmo tempo protectora…

    O meu último post: Antes todas as publicidades fossem assim.

    ResponderResponder
  • Andreia
    10 Julho, 2009 às 20:15

    MPSF, eu tive na Sata e o preço k me deram foi exe. Até posso ser mais específica: com bilhete c dias certos, sem alteração, fica por 158,50€. Se kiseres um bilhete aberto, em k podes alterar a data do regresso, por ex. é k fica mais caro, fica por 237,50€.
    Por ixo, kd eu falei do low cost falei na medida em k, mesmo para os residentes ainda fica mt caro e os Açores já têm mt pexoal aí a viver k tem família no Continente…

    ResponderResponder
  • MPSF
    11 Julho, 2009 às 14:57

    Nao concordo… pk assim tambem nao haviam viagens low cost para outros países e o turismo nao tava tanto desenvolvido assim como está… são opinioes… mas pronto

    ResponderResponder
  • RoFd
    17 Julho, 2009 às 17:26

    Eu já estive nos Açores (Ilha do Pico) e foram dias fantasticos, os melhores da minha vida!! Deixei lá pessoas que não esquecerei e trouxe comigo a vontade de lá voltar…e voltarei!!

    ResponderResponder
  • Pedro Rodrigues
    30 Julho, 2009 às 22:30

    Era para ir de férias este verão para os Açores mas já não vou, como sou do Porto não existem voos directos para as ilhas que pretendo ir, Faial e Pico, o que faz logo com que as viagens fiquem muito caras, e esta crise não anda a ajudar nada as finanças!!

    Mas para quem vem aqui á net para ver opiniões sobres possíveis destinos só tenho a dizer uma coisa:
    Vão aos Açores!! è um sitio fantástico para visitar, com pessoas do mais simpático que há!! Todos os Portugueses deviam de pelo menos uma vez na vida irem aos Açores, para verem o que de maravilhoso tem o nosso país!! :D

    ResponderResponder
  • Andreia
    1 Agosto, 2009 às 19:21

    Mas se vieres de intercidades pa lx só gastas mais 25€ e ja consegues dar um pulito aos açores…

    ResponderResponder
  • Yanni
    1 Agosto, 2009 às 19:27

    Até fico de papo inchado com os comentários ahaha

    ResponderResponder
  • claudia
    8 Agosto, 2009 às 20:13

    tive na ilha de sao miguel, e tou mt em baixo por ter voltado para lisboa, fiquei a conhecer uma liberdade que nunca tinha conhecido … adorava poder viver aí, se souberem como arranjar ai trabalho, comuniquem. espero um dia poder viver nesse paraiso! fuck evolution…

    ResponderResponder
  • 9 Agosto, 2009 às 12:08

    Claudia, arranjar trabalho nos açores é como em qualquer outro sítio, agora depende do que queres.

    ResponderResponder
  • Andreia
    10 Agosto, 2009 às 0:12

    Olha, claudia, eu sou do continente de nascença, mas axo k noutra vida fui açoriana, pois sempre k lá vou o meu coração fica lá. por ixo, faxo minhas as palavras do yanni: “até fico de papo inchado c os comentários” :D
    Adoro ouvir coisas positivas sobre os açores.

    ResponderResponder
  • ACO
    15 Agosto, 2009 às 22:41

    Eu por acaso resido nos Açores, em Ponta Delgada…estou aqui desde a infância e não daria nada para viver noutro sítio.
    Estudei em Coimbra durante 3 anos e habituei-me a viver em P.Continental,uma zona mais industrializada do que Ponta Delgada.
    Aí apercebi-me que S.Miguel podia tar mais desenvolvido em níveis industriais.
    Quando fui à Madeira,tinha lá um McDonald’s…aqui só abriu uns anos depois.
    Em P.ontinental,há 10 Starbucks.Aqui nada.
    E podia continuar com a lista…penso que estamos-nos a desenvolver,com a construção do casino, um salão de bowling…toda a gente gosta da nossa natureza(como eu) mas durante o quotidiano não vamos à Lagoa das Sete Cidades…gostamos de ter um certo orgulho em ter várias coisas para visitar sem ser árvores e lagoas.

    ResponderResponder
  • 16 Agosto, 2009 às 17:16

    Eu só tenho pena que os açorianos pensem (quase todos) que evolução é ter casinos, festas, starbuck’s, mcdonald’s e mais betão para cima. Não sei se é influência da nossa política decadente ou não, mas pronto. Já estão a começar a massificar os açores, daqui a nada já vêm as low cost e isto nunca será o mesmo. É uma pena como residente, porque as pessoas que nunca visitaram isto só sabem dizer: “Ah mas é muito caro, por causa deste factor nunca visitei, é uma porcaria blá blá blá blá…” Calem-se mas é e visitem os açores enquanto é tempo, enquanto isto ainda não está destruído com a dita cuja “evolução”, até porque o dinheiro que gastam não irá ser gasto em vão.

    Para ter os melhores tempos da sua vida o dinheiro é a última coisa em que se pensa, e não acho que isto seja para toda a gente.
    Com a febre da evolução açoriana vamos é fazer o contrário, regredir.

    Ah, e mais uma coisa: De que me vale ter todas as infraestruturas inimagináveis se o factor humano ainda não está, em nada, explorado? É a mesma coisa que construir um restaurante, a comida ser boa, mas o serviço a maior merda em que se já pisou.
    Muito poucos locais têm recursos humanos qualificados para uma boa gestão da qualidade dos locais, e esse sempre será um problema aqui.

    ResponderResponder
  • 17 Agosto, 2009 às 18:44

    Yanni pra presidente do governo regional! :mrgreen:

    ResponderResponder
  • pontes
    18 Agosto, 2009 às 10:32

    Olá pessoal. eu ainda não tive a oportunidade de visitar os Açores. Porém, adorava ter a experiência de ai viver um ano. estou na fase final do curso de Arquitectura e como tal procuro ateliers ai nos açores para onde possa enviar o meu curriculum. ja procurei algumas coisas mas ainda n encontrei muita informação. será que me podem ajudar?
    obrigada.

    ResponderResponder
  • 19 Agosto, 2009 às 15:13

    Pontes, eu acho que isto aqui é mais freelancers que outra coisa… mas quando estiver mais informado ajudo-te de bom grado.

    ResponderResponder
  • Eugénia
    2 Setembro, 2009 às 11:25

    Estive na ultima semana de Agosto nos Açores com a minha família. São Miguel, Faial e Terceira. Ainda não tinha chegado a Lisboa e já estava a morrer de saudades. Desde que cheguei navego na net à procura de tudo o que lhe diga respeito, incluindo propriedades. Fiquei quase com a certeza de que o meu futuro passa por lá e eu já tenho 50 anos. Por isso não deve faltar muito. Quero comprar uma propriedade /terreno nos Açores e ir para lá viver! Antes terei de ir visitar o Pico, a Graciosa, São Jorge e Santa Maria. Vai ser para breve….. Sou grande viajante e já andei por todo o lado. Já disse muitas vezes que «aqui eu ficava» mas nunca me senti como me senti nos Açores. Agora só preciso de escolher a ilha para onde hei-de ir.
    As paisagens são lindas, o mar tão perto, o clima excelente, a paz que se sente é incrível. As pessoas simpáticas e educadas, sorridentes. Tudo bem arranjado e limpo. As preocupações ecológicas sempre evidentes em todo o lado para onde se vai.
    Quero ter as minhas vacas, ter o meu leite, fazer a minha manteiga e o meu queijo. E, quem sabe, fazer no espaço que hei-de comprar, um pequeno negócio de bed and breakfast. Os Açores têm futuro e espera-se que não passe pelo low cost. Ainda bem que não é assim tão barato como isso. Os Turistas tem assim mais nível. Depois das viagens o custo de vida nos Açores é mais barato, pagam menos impostos, e as viagens para residentes e estudantes nos Açores também são mais baratas.

    Espero agora dos senhores residentes nos Açores todas as dicas e informações possíveis. Aquelas que só os nativos sabem e que não são para Turista conhecer.
    Obrigada Açorianos pelas fantásticas férias que as vossas ilhas nos proporcionaram….

    ResponderResponder
  • 2 Setembro, 2009 às 14:24

    Olá Eugénia! Foi com grande sorriso na cara que li o seu comentário! Só tenho pena que não tenha conhecido o nosso site para poder ajudá-la ainda mais no tempo em que esteve por cá.
    Fico contente por ter cá estado e gostado.

    Quanto ao que me pediu, em breve irei escrever um artigo bastante aprofundado onde o tema será Viver no Açores divido em várias partes. Irei falar das imobiliárias, etc.

    Fique atenta ao nosso site e comente os nossos restantes artigos, é muito bem vinda por cá e nas nossas Ilhas

    ResponderResponder
  • Gin
    5 Outubro, 2009 às 0:37

    Eu tb estive em trabalho 2 anos nos Açores. Conheço todas as ilhas excepto Graciosa e St.Maria. Concordo com mt do que aqui foi dito. Os Açores não são para toda a gente (isto é uma certeza..alguns odeiam outram amam) mas tb Lisboa não é para toda a gente ( eu sou um dos q não pode com Lisboa..sou do Porto mas não gosto por fanatismo..simplesmente não gosto da cidade). Qualidade de vida idêntica à de Ponta Delgada não existe em nenhuma cidade continental. Mt continentais pensam q os Açores ficaram parados no tempo. Tb concordo que as outras ilhas ficam desfavorecidas em relação ao investimento que é feito em São Miguel. O investimento nesta ilha é simplesmente brutal! Sem dúvida que estamos perante um dos sítios mais belos do mundo. Para quem gosta da vida no campo, de desportos ao ar livre, do mar, de tradição, de modernidade contida, os Açores são o paraíso!
    E tb espero q não haja Low Cost para os Açores..senão lá se vai a beleza das ilhas..vão ficar sujas..com prédios..com turistas de hotel..e nada disto tem a ver com este local..para isso vão para a Madeira. O turismo açoriano é diferente do madeirense (e tb gosto da Madeira atenção).
    Atenção que nos Açores a qualidade de vida PAGA-SE..não é um local barato para se viver atenção..mas que vale a pena vale. Eu tb estou a pensar regressar de vez aos Açores..vamos a ver o futuro dirá 8)

    ResponderResponder
  • jgaspar
    6 Outubro, 2009 às 15:10

    Ola mais uma vez; eu vivi sempre em grandes cidades aqui no continente e tambem fora em zurich e posso dizer que e possivel conjugar todo de forma armoniosa bem mas aquilo que me tras aqui e o facto de ponderar viver nos acores eu tenho como profissao gelateiro ou seja faco gelados artezanais com leite e fruta agora diz-me preciso para desenvolver a minha actividade dos turistas tambem o que me aconselhas em relacao ao local ideal para tal????? abraco …Jg

    ResponderResponder
  • Ripeta
    28 Outubro, 2009 às 15:27

    Irei acompanhar o esposo, que é militar… Vamos para a Terceira!
    É expecional, exelente pra nós que temos uma pequenita… mas…
    Tenho tantos receios, quero mto trabalhar… Aceita-se um apoio… uns conselhos!

    Obrigado!

    ResponderResponder
  • Ripeta
    30 Outubro, 2009 às 0:01

    Bem que pena que ainda ninguem tenha respondido!!!

    Continuo a aguardar!

    Obrigado!

    ResponderResponder
  • 30 Outubro, 2009 às 0:19

    Dia complicado Ripeta eheh Olá!
    Os conselhos são a nível de quê? Viver na Terceira ou mesmo a nível de trabalho?
    http://www.azores.gov.pt algures neste site tens as ofertas de emprego…
    podes tentar também o http://www.acores.net/emprego

    A nível de estilo de vida, os preços praticados nos supermercados podem ser um cadito de nada mais caros que no Continente, no entanto há a mesma variedade de produtos.

    Agradecia que nos dissesses mesmo o que pretendes saber para poder formular a resposta exacta.

    Cumprimentos e estás À vontade

    ResponderResponder
  • 30 Outubro, 2009 às 0:24

    jgaspar disse

    Ola mais uma vez; eu vivi sempre em grandes cidades aqui no continente e tambem fora em zurich e posso dizer que e possivel conjugar todo de forma armoniosa bem mas aquilo que me tras aqui e o facto de ponderar viver nos acores eu tenho como profissao gelateiro ou seja faco gelados artezanais com leite e fruta agora diz-me preciso para desenvolver a minha actividade dos turistas tambem o que me aconselhas em relacao ao local ideal para tal?????

    abraco …Jg

    Segundo percebi queres começar a desenvolver a tua actividade nos Açores. Sugiro que essa actividade tenha início em São Miguel. É a ilha maior dos Açores e és capaz de ter mais clientes/reconhecimento se souberes divulgar bem a actividade por lá.
    Claro que as outras ilhas também são boas para investir e quem sabe uma rede em todas as ilhas ou quase todas?

    ResponderResponder
  • Ripeta
    30 Outubro, 2009 às 12:56

    Olá obrigado pela resposta…

    Acho que é como enfrentar um mundo novo…
    Eu aqui tou desempregada, e as coisas estão muito complicadas… o que se consegue é miserável, por isso tenho ficado com a pequenita!

    E como estará o mercado de trabalho na terceira? Será que terei mais oportunidades.

    Ficamos sempre com a ideia de que como é um local mais pequeno… que será complicado.

    Tenho ideia de ir e ser mesmo um começar de novo. Gostava de voltar a trabalhar na minha àrea, sou Animadora Sociocultural. ou então de fazer o que fazia antes, na àrea de backoffice comercial, coordenação. Mas tb serve um part-time, num modelo, ou num super assim do género, e olhem que aqui até isso tem sido dificil obter.

    Como será? Como será por ai!?

    Obrigado!

    Sr.jgaspar abra qq coisa na terceira, assim já tem um braço direito, em 2010 lá estarei!;)

    ResponderResponder
  • 1 Novembro, 2009 às 12:58

    Ripeta, mas não tenha dúvidas que é um começar de novo.

    Uma coisa posso dizer, se tiver boas qualidades profissionais e um bom curriculo vão dar valor de certeza. Em termos de recursos humanos as ilhas não estão em nada desenvolvidas, e muitas vezes os serviços são de muito má qualidade.

    Agora não queremos que pensem que os Açores são um mar de oportunidades, claro que é preciso procurar e ser persistente. Se tiver algum conhecido por lá tem uma vantagem muito maior em termos de arranjar emprego.

    Mas não vai ter prblemas nenhuns quanto a isso, animadora sociocultural, sabia que a terceira está todo o ano em festa? Muito vai ter que animar ahahah

    ResponderResponder
  • Ripeta
    1 Novembro, 2009 às 19:10

    Obrigado, pelas palavras…

    Hum… Sabia claro que a Terceira é Festiva…

    Vamos a ver…

    ResponderResponder
  • Manuel C
    7 Novembro, 2009 às 1:11

    Eu vivo nos Açores, mas se podesse ia-me embora daqui. Isto nos postais é muito bonito, o verde, as vaquinhas, o mar azul… mas o pior é a realidade, ou seja em termos culturais é fraco, o índice de escolaridade da população é baixo, as pessoas conhecem-se todas o que se torna aborrecido. Se podesse apanhava o avião e saía de cá de vez.

    ResponderResponder
  • nata
    16 Abril, 2010 às 10:46

    ainda é vivo?

    ResponderResponder
  • blasted
    6 Julho, 2010 às 14:45

    eu sempre vivi nos açores, mais propriamente na lagoa em s. miguel e estou agora a terminar o ensino secundário e a verdade é que a Universidade dos Açores não oferece tantos cursos assim e estou a por a hipótese de ir estudar para a Madeira (Eng. Informática) pois é uma ilha e o ambiente é praticamente o mesmo, permitindo assim uma adaptação muito mais facil. A verdade é que tenho muita pena de deixar os açores e espero que quando terminar os estudos possa voltar.

    ResponderResponder
  • Pipoca
    12 Agosto, 2010 às 16:12

    Eu candidatei-me à Universidade dos Açores, 1ª opção.
    Como o resultado das candidaturas só saem no 1º dia de inscrições e matrículas alguém sabe como é que eu hei-de fazer por causa da viagem? Reservo agora? Há preços especiais? mem que companhia aérea?
    Imaginando que apanho o avião no dia 13, depois tenho de ficar aí até ao 1º dia de aulas…
    Alguém que já passou por isto me pode dar umas dicas?

    ResponderResponder
BOTA QUE TEM! PREENCHE OS CAMPOS ABAIXO E TOCA A COMENTAR!
Para teres uma foto toda catita tua, ao lado do teu comentário, regista-te aqui




Subscreve o PDL por email. Receberás um email por dia com os últimos artigos.

Segue-nos no
Torna-te fã
Segue a nossa
Segue-nos por
Frontier Ville
Fumar
VeiculosPT
Delícia Online
E quem anda a comentar mais este mês: